SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 4 Sebramus

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Cartografias de Espaços Expandidos de Patrimônio Cultural na Internet
Jully Monike Garcia

Última alteração: 2019-06-28

Resumo


As tecnologias que foram criadas a partir da década de 90 atuam de maneira direta na sociedade atual, conduzindo os comportamentos e estabelecendo novas relações comunicativas, que influenciaram os mais diversos campos, e a Museologia não foi exceção a isso. Nesse sentido, a presente pesquisa, pertencente ao Projeto Cartografias na Internet: entre memórias e patrimônio, vinculado à Universidade Federal do Pará, investiga – na ambiência da Web – como os Museus brasileiros vêm promovendo as vivências do Patrimônio Cultural através de tecnologias, principalmente as imersivas e, se desses ambientes desdobram-se possíveis conexões em rede. Dessa forma, com o aporte teórico sobre Patrimônio digital, estudos de Museus e a Web, a comunicação em exposições nos Museus e a Cibercultura, essa pesquisa tem por objetivo mostrar como os Aplicativos, a Realidade Aumentada, os Games, entre outras manifestações tecnológicas, estão sendo utilizadas de maneira a proporcionar – além de somente salvaguardar – a democratização ao acesso à informação, permitindo a interação entre os visitantes online e/ou presenciais ao seu acervo, em exposições ou reservas técnicas, independente de qualquer restrição, fazendo a cartografia destes em mapas e analisando relações. Portanto, os métodos de pesquisa abordados foram, inicialmente, o desenvolvimento de uma lista com os Museus brasileiros, fazendo a sua organização de maneira cronológica decrescente, para então buscar informações em sites institucionais e canais de notícias a fim de recuperar dados, tomando printscreens sobre cada uma dessas tecnologias encontradas. Em seguida, foram desenvolvidas tabelas em formato .xlsx e protótipos de mapas para ilustrar a cartografia efetuada. Como resultados preliminares, constata-se que, apesar de uma ampla gama de temas e tipologias de Museus no Brasil, a utilização de tecnologia ainda é reduzida ao se comparar com a quantidade geral, sendo a disponibilização de Acervos Online em maior aparição e os Games educativos em menor número. Nesse sentido, conclui-se, que as instituições brasileiras estão buscando atualizar seus BD’s e incluir em suas linhas expositivas e de comunicação alguns mecanismos que expandam as experiências imersivas, acompanhando as inovações já supracitadas e democratizantes.

Palavras-chave


Museu; Tecnologia; Patrimônio Cultural; Internet.