Última alteração: 2019-06-02
Resumo
A presente comunicação aborda as estratégias metodológicas inerentes ao ensino da Museologia – em seus diferentes níveis – que permitem a construção do olhar museológico, orientado para a elaboração do fato museal, a implementação dos fenômenos museológicos e a projeção de processos de musealização.
Por um lado, a abordagem privilegiará a dimensão aplicada da Museologia e seu comprometimento com os exercícios de salvaguarda e comunicação, contextualizados na cadeia operatória de procedimentos museográficos e, por outro, a comunicação explicitará as estratégias metodológicas vocacionadas para o ensino destas abordagens.
Trata-se, portanto, de apresentar o ensino da Museologia, em diferentes níveis, orientado para a construção do olhar museológico e este, por sua vez, capacitado para a elaboração de novas concepções democráticas e participativas de musealização quanto de proceder à crítica de processos já existentes.
Essas reflexões serão contextualizadas em experiências docentes, conforme abaixo indicado:
- Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo – 1999 / 2006: concepção, elaboração, realização e avaliação da proposta acadêmica para a especialização do olhar museológico e a complementaridade das perspectivas interdisciplinares;
- Cursos de Extensão Universitária na Universidade Federal de Sergipe 1987 / 1988: a construção do olhar museológico a partir de experiências participativas;
- Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia – Disciplina Obrigatória – Museologia: princípios teórico-metodológicos - 2018: o balizamento entre as reflexões conceituais, a discussão bibliográfica e as experimentações.
Essa comunicação está ancorada nos compromissos de ensino com as perspectivas sociais da Museologia desde os anos da década de 1980 e seus desdobramentos e relevância para a profissionalização em um enquadramento democrático da sociedade brasileira.
A reflexão pretendida, para além de suas abordagens referentes especificamente ao ensino da Museologia e seus comprometimentos sociais, aponta também para uma discussão sobre as tendências teóricas da museologia e suas reciprocidades com a formação de profissionais e como a historicidade deste campo de conhecimento no Brasil tem registrado essas modalidades de ensino.