Última alteração: 2019-06-30
Resumo
O presente trabalho é um desdobramento da pesquisa de em andamento intitulada “O PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO UNIVERSITÁRIO: formação de coleções, musealização e gestão no caso da Universidade Federal de Lavras (UFLA)”, do Programa de Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona. Tem-se como objetivo, apresentar aspectos do processo de formação e consolidação do patrimônio museológico da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo como estudos de caso o Museu Bi Moreira (MBM) e Museu de História Natural (MHN).
A criação dos museus universitários pode ocorrer de diversas maneiras e é perpassada por motivações distintas e nem sempre claramente explicitadas. Isso pode ser percebido através da diversidade das coleções universitárias: antigos laboratórios de ensino e pesquisa, aquisição de objetos ou coleções de particulares por doação ou compra, transferência de um museu já formado para responsabilidade da universidade, coleta e pesquisa de campo, por motivações e iniciativas pessoais de agentes ligados às instituições de ensino; e pela combinação desses processos.
Parte-se da premissa, que os museus criados e tutelados pelas universidades devem ser analisados dentro da lógica dessas instituições de ensino, mas sem perder de vista a perspectiva da Museologia. Esse ponto acaba gerando características singulares que dizem respeito aos aspectos de infraestrutura e financiamentos, equipe técnica e outros ; ao mesmo tempo, uma vez intitulado “museu”, deve cumprir as funções museológicas vigentes, aspecto que, se analisado mais a fundo, fomenta uma série de questões, que carecem maiores reflexões no campo da Museologia.
Nessa perspectiva, buscar-se-á compreender a formação de coleções e suas inserções nos espaços museológicos universitários, tendo como loci os Museus da UFLA, contribuindo assim, para as discussões sobre a preservação e comunicação do patrimônio cultural universitário e para o fortalecimento de políticas institucionais voltadas para as especificidades dos museus tutelados por instituições de ensino superior.