SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 4 Sebramus

Tamanho da fonte: 
A Exposição de Arte em Sala de Aula
Fernanda Carvalho de Albuquerque

Última alteração: 2019-06-02

Resumo


“Leituras das exposições de arte” é uma disciplina eletiva do Bacharelado em Museologia da UFRGS. Ela foi criada em 2016 no sentido de ampliar a oferta de disciplinas no curso voltadas às relações entre os campos da Arte e da Museologia. Até hoje, há apenas uma disciplina obrigatória dedicada ao tema, “Museologia e arte”, que como o nome sugere, oferece uma visada introdutória e bastante ampla ao assunto. “Leituras das exposições de arte”, por sua vez, aborda um aspecto em particular, a saber, um dos dispositivos de apresentação da arte mais comuns, ainda que pouco explorado nos cursos de Arte e de Museologia: a exposição. A disciplina parte da visita a uma série de exposições, para, a partir dessa vivência, proporcionar uma introdução à arte e seus diferentes modos de exibição e compartilhamento, bem como aos desafios e às problemáticas aí envolvidos. A cada três visitas, um seminário é oferecido em sala de aula, momento em que se debatem textos relativos à temática “exposições de arte”, à luz das mostras recém observadas. As exposições apreciadas pelos estudantes são concebidas e montadas a partir de diferentes metodologias, recortes e enfoques curatoriais, sendo apresentadas não apenas em museus, mas também em centros culturais, fundações, galerias, dentre outros espaços. A metodologia de avaliação da disciplina consiste na realização de três ensaios, sendo cada um sobre uma exposição em particular, à escolha do aluno. “Leituras das exposições de arte” se propõe, nesse sentido, a tomar a experiência das visitas às mostras como ponto de partida e de chegada para a reflexão sobre a arte e seus modos de exibição e compartilhamento. As indagações, percepções, curiosidades, desconfianças e mesmo dificuldades dos estudantes, em especial com a produção contemporânea e suas estratégias de exposição, estimulam conversas francas e debates acalorados, seja durante as visitas, seja nos seminários. Ao longo dos dois semestres em que a disciplina foi trabalhada, observou-se um crescente interesse e disponibilidade, por parte dos alunos, para ver e discutir arte, bem como uma crescente confiança em sua capacidade de olhar e de produzir sentido a partir daquilo que observam.

Palavras-chave


Museologia; Arte; Exposição; Leituras