Última alteração: 2019-06-30
Resumo
Esta comunicação é resultado da pesquisa para obtenção do título de Doutor em Museologia desenvolvida na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa – Portgal – e finalizada em dezembro de 2018, com orientação da Profa. Dra. Maria Célia T. M. Santos. Serão abordadas as ações museológicas desenvolvidas no Museu Paranaense em dois períodos distintos: 1874 a 1902 – gestão de Agostinho Ermelino de Leão e 1902 a 1928 – gestão de Alfredo Romário Martins, com o objetivo de avaliar, nos devidos momentos históricos, as relações dessas ações com a sociedade local da época, suas coleções, edifícios e documentos, além de analisar a importância das gestões no desenvolvimento do museu, bem como as sociedades atendidas, a partir das relações exercidas pelos seus diretores. A partir do registro de jornais locais e nacionais, percebe-se a interação do Museu com a sociedade local, em que pese o segmento atendido, através de ações sociais, políticas, culturais, de pesquisa. Assim, a reconstrução da história do Museu Paranaense apresenta um museu com trajetória própria, desalinhada as propostas pelos museus do século XIX e XX. Também foram estudados os motivos da invisibilidade do Museu Paranaense no contexto museológico brasileiro até a atualidade, apesar de suas ações diferenciadas terem acontecido desde o século XIX. A pesquisa trouxe como uma de suas conclusões a alteração da data de fundação para 1874, apresentando-se diversas referências para tal. A análise das informações obtidas pretendeu contribuir para uma releitura da historiografia dos museus brasileiros, incluindo o Museu Paranaense no circuito museológico brasileiro do século XIX, como um museu regional que tem em sua trajetória ações inovadoras de interação com parte da sociedade local e que podem colaborar nas reflexões do campo museal brasileiro e internacional. Serão apresentados documentos que demostram o papel do museu como zona eleitoral, salão de bailes, espaço de formação agrícola, referência geográfica, espaço de pesquisa, produção de conhecimento local e nacional, divulgação cultural e comercial do Paraná. Esta comunicação pretende ainda posicionar o Museu Paranaense no cenário da história dos museus brasileiros, em especial no século XIX até a atualidade.