Última alteração: 2019-06-30
Resumo
O presente resumo da pesquisa possui como objetivo trazer o panorama que está sendo pesquisado enquanto reflexão acadêmica sobre a Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará - UFPA, contudo, dando especial destaque a seis artistas da chamada Seção Arte. Busca-se por meio da abordagem de suas obras, mostrar a importância da coleção para os estudos em Museologia, sobretudo em Museologia na Amazônia, destacando os desafios da produção dessa área de conhecimento para a região, sendo específico e não colonializante. Assim, esse estudo teve início partir da pesquisa concebida na iniciação científica PIBIC/CNPq, ano 2017/ 2018, cujo título do plano de trabalho é “Coleção Amazoniana de arte da UFPA - Perspectiva no Encontro dos Documentos no ] Arquivo [ da Coleção .
Amazoniana de Arte da UFPA”, sendo vinculado ao projeto Percursos da Imagem na Arte Contemporânea e seus Desdobramentos - Arte e Patrimônio Artístico na Amazônia com a orientação do Artista e Curador Prof. Dr. Orlando Franco Maneschy. Para tanto, faz-se nessa recente pesquisa um apanhado conceitual abordando os significados de Museologia, musealização, onde se encontra entender esse processo de transformação do objeto em um objeto museal, dentro do diálogo entre espaço, objeto e sociedade, e aplicação desse conhecimento epistemológico na área das Artes, e por fim, às coleções. Logo em seguida, é apresentado o objeto de estudo, onde busca-se traçar a trajetória da coleção destacada em conjunto com sua historiografia e olhares de agentes próximos, como o curador geral e artístico, um museólogo e pesquisadores da academia, pois seus entendimentos são essenciais para justificar a relevância da coleção para os estudos em Museologia. Em suma, conclui-se com a aplicação do olhar da Museologia sobre a coleção, desta forma, abarcando o processo fenomenológico da musealização, os quais analisam a contribuição do Museu da UFPA como espaço desse acontecimento, além de indicar a função de uma possível curadoria museológica, onde se permitiria traçar diretrizes museais como documentação, conservação e comunicação eficientes para a referida coleção.