3 Sebramus

UFPA

November 27, 2021 – November 28, 2021


A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia (RPPCM), em parceria com a UFPA, realiza, entre os dias 20 e 24 de novembro, O 3º Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus). O evento, que será realizado na Faculdade de Artes Visuais (FAV), tem o objetivo de proporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia no estado, além de divulgar a produção científica dos professores e pesquisadores da área.

De acordo com um dos integrantes da organização do evento, professor Hugo Menezes, esse debate acerca da Museologia favorece a discussão de questões sociais, já que o campo de pesquisa do museólogo lança mão de metodologias diversas, das ciências humanas, sociais, exatas e biológicas e da Filosofia. “A proposta do evento é de que possamos refletir e discutir as relações entre museu, sociedades e os patrimônios e, nestas perspectivas críticas e reflexivas, cruzar olhares internos ao campo em diálogo com outros campos disciplinares”, destaca o professor.

Programação e Inscrições - Por ocupar diversas áreas do conhecimento, adquirindo um caráter interdisciplinar, o evento é aberto para todos os públicos. Os interessados na programação devem realizar suas inscrições no site do evento. Estão disponíveis apenas vagas para ouvintes, já que o prazo para a submissão de trabalhos encerrou no dia 9 de setembro.

Além de diversas palestras, ministradas por professores convidados de Universidades de todo país, o evento conta com 15 grupos de trabalho, mesas-redondas, conferências, exibição de filmes, fóruns específicos. A programação será publicada em breve no site do evento.

Histórico - A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia (RPPCM) foi criada em 2008 por professores universitários do campo da Museologia, reunidos durante o 3º Fórum Nacional de Museus. Congregando, inicialmente, docentes dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, a RPPCM posteriormente passou, também, a agregar pesquisadores de museus e instituições de ensino superior que não atuam na docência, mas interagem com as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito da Museologia.

Além disso, a RPPCM em seus V e VI Encontros anuais, ocorridos em 2012 em Petrópolis e 2013 no Rio de Janeiro, idealizou o Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus), que tem como objetivo contribuir para produção de conhecimento e estruturação acadêmica da Museologia, oferecendo à comunidade acadêmica um espaço privilegiado para o debate sobre a produção científica dos professores e pesquisadores da área. A primeira edição do evento ocorreu em 2014, em Belo Horizonte-MG, seguido em 2015 por Recife, onde ficou acordado que o mesmo passaria a ser bienal.

Serviço:
3º Seminário Brasileiro de Museologia
Data: 20 à 24 de novembro
Hora: 9h às 18h
Local: Ateliê de Artes Visuais -  FAV/UFPA
Inscrições no site

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA


Informações sobre a Conferência

O 3o Seminário Brasileiro de Museologia (Sebramus) tem como objetivoproporcionar a realização de discussões acadêmicas na área da Museologia,contribuindo para a divulgação qualificada da produção científica dosprofessores e pesquisadores da área. Promovido pela Rede de Professores ePesquisadores do Campo da Museologia, com apoio da Universidade Federal doPará, esta terceira edição do Seminário pretende realizar diálogos e debatessobre a temática “Museologia e suas interfaces críticas: Museu, Sociedade e osPatrimônios”.

A Museologia é considerada uma ciência desde a segunda metade doséculo 20, que tem como objeto de estudo a Musealidade, tendo se ocupado,dentre outras perspectivas de estudos, às suas interfaces críticas com o próprioPatrimônio e seus múltiplos processos de patrimonialização e de musealização.

Outra abordagem da Museologia versa sobre as ações específicas dohomem ante os objetos e seus valores conceituais, que ao se tornarmusealizados, estabelecem “relação mediadora entre homem e patrimônio”,constituindo assim o objeto de estudo da Museologia. Do mesmo modo, o fazer museológico é também notadamente interdisciplinar, o que demanda muitasvezes a participação de estudiosos e profissionais de áreas diversas.

Estas compreensões da Museologia abrem-nos os olhos para a dimensãosocial, política e crítica desta ciência, e nestas perspectivas, a Museologia lançamão de metodologias diversas, das ciências humanas, sociais, exatas ebiológicas e da Filosofia, podendo assim ser destacado seu caráterinterdisciplinar e de apropriação de outros campos disciplinares deconhecimento e saberes. Refletir e discutir as relações entre museu, sociedadese os patrimônios, nestas perspectivas críticas e reflexivas, cruzando olharesinternos ao campo e em diálogo com outros campos disciplinares, é a propostado 3o Sebramus, que será realizado na Universidade Federal do Pará de 20 a 24de novembro de 2017.Promoção: Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da MuseologiaInstituiçõesexecutoras:UniversidadeFederaldoPará–ICA/FAV/Museologia