GT 1- MUSEOLOGIA E HISTÓRIA: CRUZAMENTOS DISCIPLINARES
| CIDADE VELHA: (RES)SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO; MEMÓRIA E IDENTIDADE | |
| Paula Daniela Alves Duarte, Marcela Guedes Cabral, Vivian Leticia Moura, Bruno Braga Braga, Sammya Daniele Paixão, Sandra Regina Coelho da Rosa, Christie Jemilly de Aquino Mendes |
GT 2 - EXPOGRAFIA: SABERES E PRÁTICAS DAS EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
| A REDE DE MUSEUS BRASILEIROS NA WEB: CONEXÃO E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS EM VISIBILIDADE | |
| Carmen Lucia Souza da Silva, Ana Claudia da Cruz Melo, Luis Filipe Mosqueira Corrêa |
| A CURADORIA DE EXPOSIÇÕES CURRICULARES: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA | |
| Vanessa Barrozo Teixeira, Ana Carolina Gelmini de Faria, Elias Palminor Machado |
GT 04 - MUSEUS, POLÍTICAS PÚBLICAS E PATRIMÔNIO IMATERIAL: À PROCURA DE BOAS PRÁTICAS DE SALVAGUARDA DA (I)MATERIALIDADE
| RELAÇÕES ENTRE PATRIMÔNIO CULTURAL E MUSEUS – UM REFERENCIAL TEÓRICO PARA O DESENVOLVIMENTO | |
| Douglas Brandão de Melo |
| PATRIMÔNIO, TURISMO E SUSTENTABILIDADE | |
| Elizebeth Aragão Magalhães, Antonio Danilo Alves Farias, Áurea da Paz Pinheiro |
| TERRITÓRIO FIRME: GESTÃO, PATRIMÔNIO E CULTURAL LOCAL. CARTOGRAFIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL, UMA EXPERIÊNCIA NO BAIRRO DA TERRA FIRME - BELÉM/PA. | |
| Vanessa Malheiro Morais, Marcela Guedes Cabral |
GT 5 - MUSEOLOGIA, PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL: UNIVERSOS SIMBÓLICOS NA CONSTRUÇÃO DA VIDA COTIDIANA
| A CIDADE COMO OBJETO MUSEOLÓGICO | |
| Luciana Scanapieco Queiroz, Nilson A. de Moraes |
| TÍTULO: MEMÓRIA E IDENTIDADE TROPEIRA NO ECOMUSEU DA SERRA DE OURO PRETO: HISTÓRIA, REPRESENTAÇÃO E TROCAS SIMBÓLICAS | |
| Yara Mattos |
GT 6 - MUSEU E MUSEOLOGIA NA AMAZÔNIA: HISTÓRIA, TEORIA E PRÁTICA
| DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA E PALEONTOLOGIA: ELABORAÇÃO DE FICHA DE CATALOGAÇÃO PARA O ACERVO DE PALEOINVERTEBRADOS DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI | |
| Raul de Azevedo Carvalho, Diogo Jorge Melo, Ana Paula Linhares |
| O HISTÓRICO DO CONJUNTO ARQUITETÔNICO ANTÔNIO LEMOS EM SANTA IZABEL DO PARÁ: UMA HERANÇA DA BELLE ÉPOQUE NA AMAZÔNIA | |
| Larisse Farias Rosa, Diogo Jorge Melo |
| ATIVIDADES DE MUSEALIZAÇÃO E GEOCIENCIAS NO ESPAÇO ITEC CIDADÃO: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA MUSEOLÓGICA E MUSEAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ | |
| Diogo Jorge de Melo, Ana Carolina Gonçalves, Luana Fernandes Rodrigues, Claudiane Duarte, João Vitor Correa Diniz |
| CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E MUSEAIS DO MUSEU ARQUIVO/HISTÓRICO DA SANTA CASA DR. ALÍPIO BORDALO | |
| Diogo Jorge de Melo, Wanderlena do Socorro Corrêa Veríssimo |
| NOVAS TENDÊNCIA EM MUSEOLOGIA, PERSPECTIVAS PARA UMA MUSEOLOGIA AMAZÔNICA | |
| Diogo Jorge de Melo, Luciana Menezes de Carvalho, Vinicius de Moraes Monção |
GT 9 - GESTÃO DO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO
| A GESTÃO DE COLEÇÕES ARQUEOLÓGICAS MUSEALIZADAS: ESTUDO DE CASO NOS MUSEUS PERTENCENTES À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE | |
| Heide Roviene Santana dos Santos, Elizabete de Castro Mendonça |
GT 11- PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS EM TEORIA MUSEOLÓGICA
| MUSEOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DISCIPLINAR | |
| Bruno César Brulon Soares, Monique Magaldi |
| O CAMPO DISCIPLINAR DA MUSEOLOGIA: AS DIFERENTES DEFINIÇÕES DE MUSEUS ELETRÔNICOS E A SUA RELAÇÃO COM O VIRTUAL | |
| Monique B. Magaldi |
GT 12 - MUSEOLOGIA E GÊNERO
| GÊNERO E CIÊNCIA NO MUSEU DA PHARMÁCIA: A TRAJETÓRIA DE MARIA DE VASCONCELLOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DILUÍDA. | |
| Thayane Martins |
| MEMÓRIAS DE UM CORPO QUE PARE: O QUE NOS DIZEM AS NARRATIVAS DE MULHERES MÃES? | |
| Elaine Müller Müller |
| MUSEU DA PARTEIRA: PROJETO E PROCESSO | |
| Elaine Müller, Júlia Morim |
GT 14 - MUSEOLOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL: APROXIMAÇÕES, INTERLOCUÇÕES E EXPERIÊNCIAS
| MUSEOLOGIA SOCIAL: INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO MUSEAL E FORMA ESCOLAR. | |
| Manuela Dias Melo |
GT 17 - EDUCAÇÃO EM MUSEUS
| O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: NOVAS PROBLEMÁTICAS EDESAFIOS PARA OS MUSEUS | |
| Silvilene de Barros Ribeiro Morais |
| EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: UMA VISITA AO MUSEU DO PIAUÍ | |
| Anderson Michel de Sousa Miura, Áurea da Paz Pinheiro |
| EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE – FORMAÇÃO DE EDUCADORES E A EXPERIÊNCIA | |
| Antonia Camila Alves Moreira |
| PRÊMIO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO E MUSEUS: ENTRE PROCESSOS E PROJETOS EDUCATIVOS. | |
| Marcelo Lages Murta |
| NOTAS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DOS EDUCADORES DO MUHNE. GRUPO DE TRABALHO: 17- EDUCAÇÃO EM MUSEUS | |
| Mariana Ratts Dutra, Polliana de Morais Mariano, Hacsa Priscila Soares de Oliveira |
GT 18 - EDIFÍCIOS PARA PESSOAS E CONHECIMENTO DISCUTINDO FUNÇÃO, ESPAÇO E FORMA DO MUSEU CONTEMPORÂNEO
| MUSEU DAS MINAS E DOS METAIS: AVALIAÇÃO DO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE USO DE EDIFÍCIOS HISTÓRICOS PARA MUSEUS. | |
| Júlia da Cruz Gouveia de Barros Monteiro |
GT 19 - CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS
| OFICINA DE RESTAURAÇÃO: PROTEÇÃO SILENTE DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E HISTÓRICO DO PIAUÍ | |
| Elenilce Soares Mourão, Fernando António Baptista Pereira |
GT 20 - MUSEOLOGIA E TRABALHO EM MUSEUS: TRAJETÓRIAS, TENDÊNCIAS, MODELOS, FORMAÇÃO E PAPEL SOCIAL
| A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS DO RS: DIÁLOGOS EM REDE | |
| Márcia Isabel Teixeira de Vargas, Teresinha Beatriz Medeiros |
GT 21 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS MUSEUS E DA MUSEOLOGIA
| Memórias da museologia brasileira no Museu Histórico Nacional | |
| Aline Montenegro Magalhães |
GT 22 - ABORDAGENS TEMÁTICAS E CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS CURATORIAIS EM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
| O GRAFFITI NO MUSEU OU O MUSEU NO GRAFFITI? 1 : UMA BREVE ABORDAGEM DA RELAÇÃO DO MUSEU COM O GRAFFITI. | |
| Marina de Castro Novena Corrêa, Neila Dourado Gonçalves Maciel |