SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 4 Sebramus

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Estratégias acessíveis de comunicação em exposições: O caso do Museu de Porto Alegre
Lubianca Montagner Weber, Vanessa Barrozo Teixeira Aquino

Última alteração: 2020-07-30

Resumo


O presente trabalho analisa o audioguia/Pentop, uma tecnologia assistiva (TA) utilizada pelo Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo (MJJF) como uma estratégia comunicacional que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) à exposição “O Solar que virou Museu: memórias e histórias”. O objetivo central da pesquisa foi problematizar a promoção da autonomia para o visitante com deficiência visual na exposição, de modo que se compreendeu a necessidade de reformulações da configuração atual dessa ferramenta, bem como refletir sobre novas estratégias comunicacionais que auxiliem na acessibilidade e inclusão de diferentes tipos de público

Palavras-chave


Acessibilidade. Exposição. Audioguia/Pentop. Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.

Texto completo: ARTIGO