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A Produção Participativa da Marca de um Museu de Território: O caso do Museu da Vila (PI)
Última alteração: 2019-06-02
Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar o percurso de construção de um espaçode natureza museal, não em seu caráter construtivo e edifício, mas suadefinição, uma identidade institucional visual, que estruture simbolicamenteo posicionamento de gestão das atividades do espaço sobre sua comunidadede interesse. Para o caso, estamos tratando do Museu da Vila, localizado noa 10km do centro da cidade de Luís Correia, no Piauí-BR. O Bairro Coqueiroda Praia assume uma indenidade particular para a construção de um espaçomuseológico não apenas pela beleza paisagística natural e seu potencialturístico, mas principalmente pelas relações socioculturais e simbólicas quepermitiram a sobrevivência e permanência de uma comunidade baseada nacoleta e na pesca. Nesse sentido, observa-se nesse lugar um conjunto de hábitostradicionais, relações e saberes peculiares que ao longo do tempo, emmeio as transformações urbanas, econômicas e políticas se tornaram fragilizados,o que serviu para o desenvolvimento de exigências museais desdea instalação de um núcleo projeto MUDE (Rede de Museus de Território doDelta Do Parnaíba), pelo mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da UniversidadeFederal do Piauí. A proposição do Museu da Vila, envolve de formaessencial a Museologia Social, uma modalidade de prática museal derivada daNova Museologia que extrapola o padrão tradicional de uma instituição entreparedes e envolve o seu território e que delineia o estabelecimento de ummuseu integral que proporciona a comunidade uma visão conjectural do seumeio material e cultural. A vocação para um Museu dá a partir da provocaçãodo que é ser um indivíduo de cultura tradicional, e da compreensão de que viverna subsistência da vida mar acima ou mar abaixo traz experiências afetivase intelectuais que merecem ser anunciadas, refletidas e ressignificados. É necessáriopromover esse tipo de espaço para facilitar a compreensão da participaçãoque a comunidade pesqueira teve e tem na formação do territóriodo Bairro Coqueiro, bem como observar seus aspectos ocultos ou silenciadospelo apelo turístico, tão evidenciado na região. Em toda a costa brasileiraexistem comunidades tradicionais com os mais variados costumes e identidadesque tem suas relações baseadas na cultura pesqueira que não merecemser ignoradas e esquecidas. A participação desse grupo de tradição na constituiçãodo Bairro do Coqueiro da Praia em Luís Correia (PI), todavia, é única,logo, um espaço institucional que se proponha revelar as peculiaridadeslocais precisa de um elemento específico de identificação e diferenciação.Para o momento, nesse sentido, foi obrigatório criar um meio de comunicação(marca) que seja capaz de contribuir de forma eficaz no reconhecimentotanto do centro de interpretação quanto de seus espaços, bem como a construçãode uma estratégia de comunicação (branding) que promova vantagenscompetitivas de mercado quanto ao consumo de serviços, cultura e arte e suanotoriedade. Neste contexto, esse trabalho trata do processo de construçãoda identidade visual do museu da Vila na defesa e apresentação das referenciasda identidade local do Bairro Coqueiro da Praia em Luís Correia.