SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 4 Sebramus

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Fórum Ciência e Sociedade Manguinhos 2018: uma experiência museal em território de favela
Alessandro Franco, Clarice Ramiro, Miguel de Oliveira

Última alteração: 2019-06-28

Resumo


O Projeto Inovação em Educação e Comunicação para a prevenção da Zika e Doenças Correlatas nos Territórios – carinhosamente apelidado como Projeto Zika - nasce no bojo dos esforços de resposta à Emergência Sanitária da Tríplice Epidemia (Dengue, Zika e Chikungunya) que atingiu o Brasil no ano de 2015. O objetivo deste projeto é desenvolver uma pesquisa-ação para a construção de um modelo de educação ambiental, sanitária e de popularização da ciência. Visa compreender em que circunstâncias as ações de vigilância de base territorial e de promoção da saúde, em particular as de educação, popularização da ciência e de mobilização social, envolvendo escola, comunidade, serviços e instituições de ciência e tecnologia, geram efeitos duráveis de prevenção à Zika e doenças correlatas. O Projeto tem a duração inicial de três anos (2016 – 2019) e pode se estender por mais um ano além deste período. Tem uma metodologia bastante complexa e acontece em quatro territórios, a saber: Maricá (RJ), Paraty (RJ), Ceilândia (DF) e Manguinhos (RJ). Atualmente, nos encontramos na 5ª de 10 etapas propostas. Nesta realizamos o “Fórum Ciência e Sociedade”, tecnologia educacional e de popularização da ciência elaborada pelo Museu da Vida e pela Fiocruz Brasília. Esta fase do projeto é muito importante para o Museu da Vida no sentido em que fortalece os laços da instituição com o território de Manguinhos. Trabalhamos no Fórum Ciência e Sociedade Manguinhos 2018 com 60 jovens estudantes de duas escolas estaduais situadas em Manguinhos, a saber: C E Compositor Luiz Carlos da Vila e C E Professor Clovis Monteiro. Compreendemos que no decorrer do processo houve uma ampliação da perspectiva sociocultural destes jovens, um acesso a espaços públicos interditos simbolicamente na cidade do Rio de Janeiro, uma reconstrução e ressignificação de sua identidade enquanto indivíduos e sujeitos coletivos, uma oxigenação da rotina escolar, uma potencialização da figura do professor como agente de transformação na vida dos seus educandos e, por fim, uma sinergia entre formação formal e educação não-formal no processo e educação na escola pública.


Palavras-chave


Território; Museu; Favela; Educação