Última alteração: 2019-07-16
Resumo
Estudos vêm sendo realizados no âmbito da Museologia na América Latina com o objetivo delinear a intersecção entre as práticas museológicas e educativas dos patrimônios culturais e escolares. Essa intersecção da comunicação dos patrimônios locais iniciaram pela experiência cubana e mexicana – através da criação dos museus regionais e sua relação dialógica com as escolas através da aprovação da Ley 23. E no México com a teia dos museus escolares organizado pela instituição estatal. No Brasil nos últimos anos através da Politica Nacional de Museus, diretrizes foram definidas em pról da comunicação em museus. A investigação prioriza o uso da ação cultural museologica por compreender a possibilidade de ampliação da educação contra hegemônica em museus(escolares, populares, regionais), e espaços de musealização. Especialistas no contexto da América Latina nos lembram que o binômio Museu e Escola foram a arena performática para a construição das identidades nacionais. Mas, e as identidades silenciadas e marginalizadas? A proposta da Ação Cultural Museológica nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro é uma estratégia de resistência a favor da democracia, dos direitos humanos e sociabilização dos patrimômos locais, através das Teias dos Museus Experimentais Escolares.
A metodologia construida coletivamente com os professores da Escola Estadual Olavo Bilac, o critério de participação são escolas localizadas em território de vulnerabilidade e a experiência pregressa dos professores articuladores com museus ou movimentos sociais. O desafio constitui-se pela própria precariedade da rede estadual de ensino em que as ausências são práticas constantes - obrigando a reinvenção dos traballhadores da educação e cultura.
O resultado parcial do projeto das “Teias dos Museus Experimentais: o caso do Colegio Olavo” iniciou-se em 2018 no âmbito das atividades do Labmex. No primeiro semestre a participação na Semana de Museus a partir da visita técnica ao Museu e Biblioteca de Astronomia. E no segundo semestre com oficina realizada pelos bolsistas do LABMEX na escola provocando o questionamento sobre a função do patrimônio? E por fim, culminando na visitação dos alunos do Museu Experimental a Universidade.O referencial teórico basea-se na abordagem crítica - e nas narrativas dos patrimônios (in)desejados - da Museologia e Educação.