SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 4 Sebramus

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O livro de autoria indígena como espaço expositivo: o caso da “Coleção Autoria Indígena”
Rayza Mucunã Paiva

Última alteração: 2020-07-30

Resumo


Entre 1983 e 2008 a Comissão Pró-índio do Acre realizou uma série de cursos de formação para professores indígenas das etnias kaxinawá, manchineri, yawanawá, apurinã, katukina, poynawa, shawadawa e ashaninka, todas habitantes das cabeceiras dos rios do Acre. A concepção pedagógica dos cursos, fundamentada num método participativo, propiciou que os professores em formação fossem autores dos materiais didáticos utilizados nas aulas, publicados pela instituição. Tais impressos constituem a Coleção Autoria Indígena. Intenta-se compreender os processos de elaboração, editorial e gráfica, dos livros, assim como o complexo contexto de sua produção, para então traçar relações entre a configuração destes artefatos e experiências museológicas advindas do protagonismo indígena.


Palavras-chave


Livro didático indígena. Processos editoriais colaborativos. Protagonismo indígena.

Texto completo: ARTIGO