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CONECTANDO IDEIAS: Um Diagnóstico de comunicação nos museus de Sergipe
Última alteração: 2019-06-29
Resumo
A discussão sobre inovação, tecnológica e gamificação tem permeado o universo acadêmico por um bom tempo, no entanto, quando aplicado ao setor museal brasileiro, notadamente sergipano, ainda é incipiente. Desta forma, com objetivo de entender a prática do uso das novas tecnologias no campo museológico como ferramentas lúdicas no processo de gamificação no espaço expográfico, o presente projeto surge como uma alternativa criativa para o diagnóstico do setor e parte para a possibilidade de inserção das tecnologias de baixo, para que proporcionem uma interatividade do público e acervo, caracterizando, assim, a comunicação. Tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, contou com a aplicação de diagnósticos em três instituições museais sergipanas a saber: Centro Cultural Cidade de Aracaju, Palácio Museu Olímpio Campos e Museu da Gente Sergipana. Dentro da perspectiva museológica, a utilização dessa ferramenta estratégica, seja por meio de games ou dispositivos eletrônicos, busca trazer para o plano expositivo discussões e aplicações de conceitos museológicos, a exemplo da comunicação museal, narrativas expositivas e ações educativas e culturais. Necessariamente a internalização dessa conduta tanto no plano museológico quanto no corpo de funcionários fará com que haja uma progressão referente a dinâmica pretendida da ação.
Palavras-chave
Comunicação, Museus, Sergipe, Tecnologia, Interatividade