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MUSEU, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA: AÇÕES EDUCATIVAS NA SALA “ARTES DA ESCRITA” DO MUSEU DO CEARÁ.
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
Múltiplas são as relações que podemos estabelecer com a escrita. Elas perpassam o âmbito privado/individual e ao mesmo tempo o público/coletivo. Nesse sentido, ler e escrever são verbos que, à primeira vista nos remetem a um grupo específico: ao grupo social letrado. Porém, é preciso atentar ao fato de que a leitura não se restringe apenas ao mundo letrado. Ela também faz parte da tradição oral, que por sua vez dá aos escritos sentidos e significados variados. Estes sentidos e significados são atribuídos pelos sujeitos sociais. Sendo assim, podemos auferir que os escritos possuem diversos espaços de circulação e que, além disso, eles podem propelir ideias, estabelecerem regras e normas de convívio social, ou podem ser utilizados como contramão de determinados códigos que são impostos. A sala “Artes da Escrita”, que compõe a exposição de longa duração “Ceará: uma história no plural” do Museu do Ceará é um convite para refletir sobre a relação dos sujeitos com as práticas de escrita, de leitura, com os suportes de escrita e com os impressos. Contudo, o presente trabalho busca trazer ao “público leitor” algumas experiências educativas durante as mediações para os visitantes, sejam eles grupos escolares com objetivos específicos e pré-estabelecidos antes da visita, ou visitantes avulsos que ao passarem na rua despertam a curiosidade de conhecer as exposições do museu. Por fim, cabe ressaltar que as mediações foram realizadas utilizando-se da Metodologia do Objeto Gerador.
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