SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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MUSEU, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA: AÇÕES EDUCATIVAS NA SALA “ARTES DA ESCRITA” DO MUSEU DO CEARÁ.
Gilberto Gilvan Souza Oliveira

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


Múltiplas  são  as  relações  que  podemos  estabelecer  com  a  escrita.  Elas perpassam o âmbito privado/individual e ao mesmo tempo o público/coletivo. Nesse sentido, ler e escrever são verbos que, à primeira vista nos remetem a um grupo específico: ao grupo social letrado. Porém, é preciso atentar ao fato de que a leitura não se restringe apenas ao mundo letrado. Ela também faz parte da  tradição  oral,  que  por  sua  vez  dá  aos  escritos  sentidos  e  significados variados.  Estes  sentidos  e  significados  são  atribuídos  pelos  sujeitos  sociais. Sendo  assim,  podemos  auferir  que  os  escritos  possuem  diversos  espaços  de circulação e que, além disso, eles podem propelir ideias, estabelecerem regras e normas  de  convívio  social,  ou  podem  ser  utilizados  como  contramão  de determinados códigos que são impostos. A sala “Artes da Escrita”, que compõe a  exposição  de  longa  duração  “Ceará:  uma  história  no  plural”  do  Museu  do Ceará é um convite para refletir sobre a relação dos sujeitos com as práticas de escrita, de leitura, com os suportes de escrita e com os impressos. Contudo, o presente  trabalho  busca  trazer  ao  “público  leitor”  algumas  experiências educativas durante as mediações para os visitantes, sejam eles grupos escolares com  objetivos  específicos  e  pré-estabelecidos  antes  da  visita,  ou  visitantes avulsos  que  ao  passarem  na  rua  despertam  a  curiosidade  de  conhecer  as exposições  do  museu.  Por  fim,  cabe  ressaltar  que  as  mediações  foram realizadas utilizando-se da Metodologia do Objeto Gerador.

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