SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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MUSEOLOGIA SOCIAL: INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO MUSEAL E FORMA ESCOLAR.
Manuela Dias Melo

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


O  conceito  de  Museologia  Social,  se  coloca  como  alternativa,  para  cobrir  os novos tipos de representações das formas de fazer museus. Assim, os espaços museais passam a funcionar como dispositivos de reconstrução contemporânea de experiência democrática; fundamentada, em uma perspectiva de Educação Integral.  Desse  modo,  a  Educação  Museal  torna-se  um  importante  dispositivo comunicacional.  No  entanto,  no  âmbito  das  políticas  públicas,  ou  dos movimentos sociais, a compreensão de Educação Museal, parece estar distante de uma visão de educação integral, com o predomínio de uma forma escolar; fenômeno  que  caracteriza  um  processo  de  escolarização  de  outros espaços/relações,  e  provoca  um  borramento  das  fronteiras  entre  educação  e escolarização, com prejuízo à primeira. Esse estudo, pretende refletir sobre as possibilidades da educação museal construir narrativas que se diferenciem da proposta pela educação escolar, considerando, a aproximação, direta, entre as ações  educativas  efetuadas  por  iniciativas  de  Museologia  Social,  com  as instituições  de  educação  formal.  A  pesquisa  terá  um  aporte  teórico/ bibliográfico.

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