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MUSEOLOGIA SOCIAL: INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO MUSEAL E FORMA ESCOLAR.
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
O conceito de Museologia Social, se coloca como alternativa, para cobrir os novos tipos de representações das formas de fazer museus. Assim, os espaços museais passam a funcionar como dispositivos de reconstrução contemporânea de experiência democrática; fundamentada, em uma perspectiva de Educação Integral. Desse modo, a Educação Museal torna-se um importante dispositivo comunicacional. No entanto, no âmbito das políticas públicas, ou dos movimentos sociais, a compreensão de Educação Museal, parece estar distante de uma visão de educação integral, com o predomínio de uma forma escolar; fenômeno que caracteriza um processo de escolarização de outros espaços/relações, e provoca um borramento das fronteiras entre educação e escolarização, com prejuízo à primeira. Esse estudo, pretende refletir sobre as possibilidades da educação museal construir narrativas que se diferenciem da proposta pela educação escolar, considerando, a aproximação, direta, entre as ações educativas efetuadas por iniciativas de Museologia Social, com as instituições de educação formal. A pesquisa terá um aporte teórico/ bibliográfico.
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