SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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MAR, ILHA E MUITO MAIS... REPERTÓRIOS CULTURAIS NO ARQUIPÉLAGO FERNANDO DE NORONHA
Míriam Cazzetta

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


O  processo  museológico  do  imaginário  infantil  sobre  o  patrimônio  insular  foi desenvolvido no período de 2010-2012, com vistas ao fortalecimento do capital social  da  comunidade  escolar.  Trabalho  como  esse  expõe  a  necessidade  de considerar  as  especificidades  do  mundo  infantil  declarado  pelas  próprias crianças.  A  abordagem  educacional  de  ensino  infantil  de  Reggio  Emilia, baseada  na  relação  de  reciprocidade  por  meio  de  encontros  entre  crianças  e adultos em espaços de interesse cultural, norteou a documentação pedagógica. Os  resultados  apresentados  estão  relacionados  às  atividades  lúdico pedagógicas  desenvolvidas  nos  sítios  arqueológicos,  edifícios  históricos  e museus  ao  longo  do  ano  de  2010,  período  no  qual  cerca  de  200  alunos  na idade entre 6 a 13 anos foram estimulados a documentar a cultura marítima insular.

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