SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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MUSEOLOGIA SOCIAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: COMENTÁRIOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO MUSEUS COMUNITÁRIOS E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (MEC) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO/MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE
Alexandre Oliveira Gomes

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


Este  artigo  sintetiza  as  atividades  e  reflexões  oriundas  da  atuação  enquanto consultor responsável pela implementação do “Programa de Integração Museus Comunitários e Programa Mais Educação (Ministério da Educação/MEC)”, que ocorreu  através  de  um  convênio  celebrado  entre  a  Fundação  Joaquim Nabuco/Museu do Homem do Nordeste (FUNDAJ/Muhne) e a Organização das Nações  Unidas  para  a  Educação,  a  Ciência  e  a  Cultura  (UNESCO), acontecendo em quatro etapas, durante os meses de outubro de 2014 e maio de  2015.  As  atividades  realizadas  fomentaram  a  integração  entre  iniciativas museológicas  e  museus  comunitárias  e  as  políticas  indutoras  da  Educação Integral  no  Brasil,  fortalecendo  a  capacidade  institucional  da  FUNDAJ  no desenvolvimento de pesquisas na área de avaliação, planejamento e proposição de  políticas  públicas  integradas  no  âmbito  do  MEC  e  de  outros  setores governamentais.  Como  um  artigo  que  condensa  um  volumoso  conjunto  de dados e informações, pontuamos a perspectiva teórico-metodológica adotada, sistematizamos as diferentes etapas da pesquisa, historiando as atividades e os principais  resultados  alcançados  e  apresentando,  em  linhas  gerais,  o instrumental  metodológico  elaborado.  Apontamos  ainda  possibilidades  de diálogos interinstitucionais e com marcos legais e gestores de políticas públicas, apresentando recomendações estratégicas visando a consolidação do Programa de Integração Museus Comunitários e Programa MAIS Educação (MEC), através do desenvolvimento de um conjunto articulado de atividades envolvendo Estado e sociedade civil que viabilize as parcerias entre iniciativas museológicas/museus comunitários e escolas públicas através de atividades educacionais vinculadas às políticas indutoras da educação integral do Governo Federal no Brasil.

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