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MUSEOLOGIA SOCIAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: COMENTÁRIOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO MUSEUS COMUNITÁRIOS E PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (MEC) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO/MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
Este artigo sintetiza as atividades e reflexões oriundas da atuação enquanto consultor responsável pela implementação do “Programa de Integração Museus Comunitários e Programa Mais Educação (Ministério da Educação/MEC)”, que ocorreu através de um convênio celebrado entre a Fundação Joaquim Nabuco/Museu do Homem do Nordeste (FUNDAJ/Muhne) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), acontecendo em quatro etapas, durante os meses de outubro de 2014 e maio de 2015. As atividades realizadas fomentaram a integração entre iniciativas museológicas e museus comunitárias e as políticas indutoras da Educação Integral no Brasil, fortalecendo a capacidade institucional da FUNDAJ no desenvolvimento de pesquisas na área de avaliação, planejamento e proposição de políticas públicas integradas no âmbito do MEC e de outros setores governamentais. Como um artigo que condensa um volumoso conjunto de dados e informações, pontuamos a perspectiva teórico-metodológica adotada, sistematizamos as diferentes etapas da pesquisa, historiando as atividades e os principais resultados alcançados e apresentando, em linhas gerais, o instrumental metodológico elaborado. Apontamos ainda possibilidades de diálogos interinstitucionais e com marcos legais e gestores de políticas públicas, apresentando recomendações estratégicas visando a consolidação do Programa de Integração Museus Comunitários e Programa MAIS Educação (MEC), através do desenvolvimento de um conjunto articulado de atividades envolvendo Estado e sociedade civil que viabilize as parcerias entre iniciativas museológicas/museus comunitários e escolas públicas através de atividades educacionais vinculadas às políticas indutoras da educação integral do Governo Federal no Brasil.
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