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OUTRA MUSEOLOGIA, OUTROS SUJEITOS, OUTRAS PEDAGOGIAS
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
O texto apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais sobre o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), localizado no Aglomerado Santa Lúcia em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Para fins desse trabalho, colocaremos em evidencia uma cartografia de instituições museais voltadas para o desenvolvimento social e cultural de localidades, perspectiva essa que converge para museologia social e para pedagogias contemporâneas de educação permanente e integral que buscam, no protagonismos dos sujeitos e na diversidade cultural, fundamentos para a educação multicultural pela afirmação da alteridade como princípio educativo. Argumenta-se, ainda, nessa pesquisa que os processos de patrimonialização e musealização dos bens tangíveis e intangíveis que vem ocorrendo por meio de ações comunitárias em territórios de favelas e periferias tem o potencial de tornar visível para a sociedade diferentes grupos e culturas que foram, por muito tempo, segregados socialmente e do discurso da história oficial. Nesse sentido, elaboramos um panorama conceitual abordando museus em contexto de favelas, vilas e/ou aglomerados como espaços propícios para educação permanente voltada para afirmação identitária construída e reconstruída em movimentos reflexivos no encontro e reencontro com o outro/os outros Portanto, compreendemos que os museus são mediadores culturais que constroem e reconstroem elos entre a vida social e política da localidade com o seu entorno. Tal como metáforas, os museus produzem e reproduzem representações do pensamento coletivo e do devir social.
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