SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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OUTRA MUSEOLOGIA, OUTROS SUJEITOS, OUTRAS PEDAGOGIAS
Kelly Amaral Freitas, Lana Mara Castro

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


O  texto  apresenta  um  recorte  da  pesquisa  de  mestrado  em  desenvolvimento  no Mestrado  em  Educação  da  Universidade  do  Estado  de  Minas  Gerais    sobre  o Museu  de  Quilombos  e  Favelas  Urbanos  (Muquifu),  localizado  no  Aglomerado Santa Lúcia em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Para fins desse trabalho,  colocaremos  em  evidencia  uma  cartografia  de  instituições  museais voltadas para o desenvolvimento social e cultural de localidades, perspectiva essa que  converge  para  museologia  social  e  para  pedagogias  contemporâneas  de educação permanente e integral que buscam, no protagonismos dos sujeitos e na diversidade cultural, fundamentos para a educação multicultural pela afirmação da alteridade como princípio educativo. Argumenta-se, ainda, nessa pesquisa que os processos  de  patrimonialização  e  musealização  dos  bens  tangíveis  e  intangíveis  que  vem  ocorrendo  por  meio  de  ações  comunitárias  em  territórios  de  favelas  e periferias  tem  o  potencial  de  tornar  visível  para  a  sociedade  diferentes  grupos  e culturas  que  foram,  por  muito  tempo,  segregados  socialmente  e  do  discurso  da história  oficial.  Nesse  sentido,  elaboramos  um  panorama  conceitual  abordando museus  em  contexto  de  favelas,  vilas  e/ou  aglomerados  como  espaços  propícios para  educação  permanente  voltada  para  afirmação  identitária  construída  e reconstruída  em  movimentos  reflexivos  no  encontro  e  reencontro  com  o  outro/os outros  Portanto,  compreendemos  que  os  museus  são  mediadores  culturais  que constroem e reconstroem elos entre a vida social e política da localidade com o seu entorno. Tal como metáforas, os museus produzem e reproduzem representações do pensamento coletivo e do devir social.

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