Tamanho da fonte:
A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS DO RS: DIÁLOGOS EM REDE
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
Este trabalho apresenta a trajetória da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul - REMRS, a partir do relato de experiência, no grupo que iniciou a sua articulação em maio de 2010, a fim de mapear, identificar e divulgar, dentre outras tarefas, as ações educativas realizadas nas instituições culturais do Estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo expor o projeto - Diálogos em Rede - da REMRS e estimular o interesse das demais redes do Brasil, dos profissionais em museus, e dos educadores a participarem do mesmo. Para tanto, apresenta os pressupostos teóricos que fortalecem as pesquisas e as práticas da Educação em Museus, em suas ações culturais e educacionais, que embasam os aspectos do funcionamento em rede e denotam a criação de diversas redes de educadores em museus em nível nacional. Destaca sobre as influências das políticas públicas e as transformações na Educação Museal, para o surgimento das Redes de Educadores em Museus. Evidencia assim, o fato de que as questões no âmbito da cultura e mais precisamente da Educação em Museus, sofreram transformações surgindo novas demandas no âmbito da museologia, que acompanharam as formas de ensino e de aprendizagem. Considera que os fatores sociais e o contexto político influenciaram a postura das didáticas do educar, tanto nas relações entre os educadores e os educandos, quanto no trabalho do profissional em museus, mais precisamente dos seus setores educativos que, assumem o seu papel social e tomam para si a satisfação das expetativas do público que acessa as instituições culturais.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.