SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS DO RS: DIÁLOGOS EM REDE
Márcia Isabel Teixeira de Vargas, Teresinha Beatriz Medeiros

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


Este trabalho apresenta a trajetória da Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul - REMRS, a partir do relato de experiência, no grupo que iniciou a  sua  articulação  em  maio  de  2010,  a  fim  de  mapear,  identificar  e  divulgar, dentre outras tarefas, as ações educativas realizadas nas instituições culturais do Estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo expor o projeto - Diálogos em Rede  -  da  REMRS  e  estimular  o  interesse  das  demais  redes  do  Brasil,  dos profissionais  em  museus,  e  dos  educadores  a  participarem  do  mesmo.  Para tanto,  apresenta  os  pressupostos  teóricos  que  fortalecem  as  pesquisas  e  as práticas da Educação em Museus, em suas ações culturais e educacionais, que embasam  os  aspectos  do  funcionamento  em  rede  e  denotam  a  criação  de diversas redes de educadores em museus em nível nacional. Destaca sobre as influências das políticas públicas e as transformações na Educação Museal, para o surgimento das Redes de Educadores em Museus. Evidencia assim, o fato de que  as  questões  no  âmbito  da  cultura  e  mais  precisamente  da  Educação  em Museus,  sofreram  transformações  surgindo  novas  demandas  no  âmbito  da museologia,  que  acompanharam  as  formas  de  ensino  e  de  aprendizagem.  Considera que os fatores sociais  e o contexto político influenciaram a  postura das  didáticas  do  educar,  tanto  nas  relações  entre  os  educadores  e  os educandos, quanto no trabalho do profissional em museus, mais precisamente dos seus setores educativos que, assumem o seu papel social e tomam para si a satisfação das expetativas do público que acessa as instituições culturais.

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