SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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OS IDOSOS COMO PÚBLICO DE MUSEUS
Olga Susana Costa Coito e Araujo

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


A  análise  de  abordagens  museológicas  com  enfoque  nos  idosos  é  ponto  de partida  da  pesquisa  em  desenvolvimento  que  tem  como  contextualização  o aumento do número de cidadãos com 60 e mais anos no Brasil e a tendência do  aumento  da  esperança  de  vida  ao  nível  mundial.  O  desenvolvimento  de políticas  sócio  culturais  para  este  grupo,  tem  coincidido  com  a  expansão  de públicos  de  museus  e  o  reforço  da  função  social  da  museologia.  Pretende-se entender como a comunicação museológica lida com o potencial público idoso e com o processo de envelhecimento. De que modo as instituições museológicas se  relacionam  com  um  grupo  tão  diverso  explorando  os  princípios  teórico metodológicos, e na práxis museográfica de que maneira as relações ocorrem. Reflexões  interdisciplinares  procuram  subsídios  na  gerontologia  (trabalhando conceitos  como  envelhecimento  ativo,  promoção  de  atividades  avançadas  da vida  diária,  participação  sócio  cultural)  na educação  (por  meio  de  estudos  de educação  de  adultos  e  aprendizado  a  longo  da  vida)  e  na  comunicação (conceituando  o  museu  como  meio  de  comunicação  e  defendendo  modelos participativos). Os setores de educação são aqueles que têm desenvolvido ações ou projetos experimentais com este público, porém pode-se entender melhor as relações  e  desenvolver  um  comprometimento  maior,  através  de  estudos  de recepção, tendo em conta desafios e oportunidades, defendendo a participação e tendo consideração um idoso em transformação.

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