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OS IDOSOS COMO PÚBLICO DE MUSEUS
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
A análise de abordagens museológicas com enfoque nos idosos é ponto de partida da pesquisa em desenvolvimento que tem como contextualização o aumento do número de cidadãos com 60 e mais anos no Brasil e a tendência do aumento da esperança de vida ao nível mundial. O desenvolvimento de políticas sócio culturais para este grupo, tem coincidido com a expansão de públicos de museus e o reforço da função social da museologia. Pretende-se entender como a comunicação museológica lida com o potencial público idoso e com o processo de envelhecimento. De que modo as instituições museológicas se relacionam com um grupo tão diverso explorando os princípios teórico metodológicos, e na práxis museográfica de que maneira as relações ocorrem. Reflexões interdisciplinares procuram subsídios na gerontologia (trabalhando conceitos como envelhecimento ativo, promoção de atividades avançadas da vida diária, participação sócio cultural) na educação (por meio de estudos de educação de adultos e aprendizado a longo da vida) e na comunicação (conceituando o museu como meio de comunicação e defendendo modelos participativos). Os setores de educação são aqueles que têm desenvolvido ações ou projetos experimentais com este público, porém pode-se entender melhor as relações e desenvolver um comprometimento maior, através de estudos de recepção, tendo em conta desafios e oportunidades, defendendo a participação e tendo consideração um idoso em transformação.
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