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NOVOS MUSEUS: QUIMERAS DO NOSSO TEMPO
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
A construção de novos museus em cidades em declínio ou que desejam acelerar suas economias vem se consolidando como uma forte tendência contemporânea muito devido aos resultados do “Efeito Bilbao”. Mais que um monumento de arquitetura, capaz de incitar uma calorosa corrida entre os escritórios de arquitetura mais renomados do mundo a criar obras espetaculares, os novos museus são locais de consumo e convívio público; são obras de arte por si sós; são emblema e ponto turístico; são ainda lanternas ao iluminar os locais onde estão fincados, dando-lhes visibilidade e melhorando a sua imagem, revitalizando o território, atraíndo os turistas, encorajando os moradores locais e gerando riqueza. A moldura teórica que permite essa análise consiste na semiótica discursiva desenvolvida por Greimas, como teoria da significação, e seus desdobramentos na semiótica plástica, como teoria da visualidade que se ocupa dos arranjos da expressão.
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