SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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MUSEU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (MUFPA): DESAFIOS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DIALÓGICA DO PLANO MUSEOLÓGICO DO MUSEU
Rosangela Marques de Britto

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


O Plano Museológico do MUFPA é um desdobramento da pesquisa de tese da autora e coordenadora do projeto de elaboração do Plano. A proposta baseia-se construção dialógica e no estudo etnográfico que priorizou entender as relações dos agrupamentos humanos situados no entorno da “esquina” e no interior do “prédio  antigo”  que  abriga  o  Museu  da  Universidade  Federal  do  Pará  desde 1984.  O  projeto  visa-se  atender  às  diretrizes  do  Estatuto  de  Museus  e  prevê  a elaboração de forma colaborativa e participativa com todos os agentes envolvidos nos processos museológicos internos e outros colaboradores, grupos e setores da UFPA  e  de  instituições  afins.  O  projeto  encontra-se  na  segunda  etapa,  de realização  das  entrevistas  com  ex-estagiários,  docentes  e  artistas  visuais.  O desafio  lançado  consiste  em  estabelecer  níveis  de  atuação  dos  interlocutores externos  na  definição  de  metas  e  projetos  institucionais  que  atendam  aos processos museológicos de salvaguarda  e comunicação  dos  bens culturais,  e  à implantação da avaliação contínua da cadeia operacional da gestão museológica em  relação  às  ações  estratégicas  pré-definidas  e  as  existentes  no  museu.  Esta comunicação apresenta o escopo do projeto e a base teórica da “etnografia do entremeio”, adotada na aproximação da pesquisadora com seus interlocutores, quais  sejam:  os  grupos  sociais  urbanos  no  entorno  do  museu,  os  habitués  e  o público-alvo do MUFPA. Em extensão, enfatiza-se o início dos debates sobre os desafios de incorporar ou não as contribuições dos agentes externos na definição de  projetos  prioritários  nos  programas  da  cadeia  museológica.  As  reflexões expostas pela coordenadora do projeto ao corpo técnico do MUFPA visam lançar o desafio de construção dialógica do plano, com a participação efetiva de todos os agentes envolvidos nas ações da instituição.

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