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A FORMAÇÃO EM MUSEOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO SOB A ÓTICA DA MUSEOLOGIA (2003-2014)
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
A oferta de cursos universitários em Museologia se expandiu de maneira significativa ao longo da última década no Brasil. Se até princípios dos anos 2000 o país contava com apenas dois cursos de Bacharelado ativos – o da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o da Universidade Federal da Bahia (UFBA) –, atualmente encontram-se cadastrados no Ministério da Educação (MEC) dezesseis cursos voltados para essa área de formação, o que evidencia a dinamização e crescimento do setor museológico no cenário brasileiro. Não obstante, tal processo de ampliação das perspectivas de formação profissional suscita uma série de questões e desafios, devendo ser objeto de análises sistemáticas que colaborem para a proposição de diretrizes comuns para a capacitação profissional. No intuito de contribuir para as discussões no campo do ensino e formação em Museologia – principalmente no que se refere ao debate em torno das noções de gestão e planejamento – o que se propõe aqui é apresentar as motivações iniciais que apontam para o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, da Universidade de São Paulo (PPGMUS/USP). O objetivo do estudo é, pois, compreender como os cursos de Bacharelado atualmente em funcionamento concebem a Museologia como campo de conhecimento e, mais especificamente, analisar como as ideias de gerenciamento e planejamento aparecem nos currículos dos referidos cursos.
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