SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

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A FORMAÇÃO EM MUSEOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO SOB A ÓTICA DA MUSEOLOGIA (2003-2014)
Fiorela Bugatti Isolan

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


A  oferta  de  cursos  universitários  em  Museologia  se  expandiu  de  maneira significativa  ao  longo  da  última  década  no  Brasil.  Se  até  princípios  dos  anos 2000  o  país  contava  com  apenas  dois  cursos  de  Bacharelado  ativos  –  o  da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o da Universidade Federal da Bahia (UFBA) –, atualmente encontram-se cadastrados no Ministério da  Educação  (MEC)  dezesseis  cursos  voltados  para  essa  área  de  formação,  o que  evidencia  a  dinamização  e  crescimento  do  setor  museológico  no  cenário brasileiro.  Não  obstante,  tal  processo  de  ampliação  das  perspectivas  de formação  profissional  suscita  uma  série  de  questões  e  desafios,  devendo  ser objeto de análises sistemáticas que colaborem para a proposição de diretrizes comuns  para  a  capacitação  profissional.  No  intuito  de  contribuir  para  as discussões no campo do ensino e formação em Museologia – principalmente no que se refere ao debate em torno das noções de gestão e planejamento – o que se  propõe  aqui  é  apresentar  as  motivações  iniciais  que  apontam  para  o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica no âmbito do Programa de Pós-Graduação  Interunidades  em  Museologia,  da  Universidade  de  São  Paulo (PPGMUS/USP). O objetivo do estudo é, pois, compreender como os cursos de Bacharelado  atualmente  em  funcionamento  concebem  a  Museologia  como campo  de  conhecimento  e,  mais  especificamente,  analisar  como  as  ideias  de gerenciamento e planejamento aparecem nos currículos dos referidos cursos.

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