Tamanho da fonte:
A REDE DE MUSEUS BRASILEIROS NA WEB: CONEXÃO E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS EM VISIBILIDADE
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
Este artigo é resultado do projeto de pesquisa Cartografias na Internet. A partir dos conceitos de mecanismos de crescimento e conexão preferencial na formação das redes (BARABÁSI, 2009), apresenta e analisa elementos de uma cartografia de rede de museus brasileiros na Web, realizada tendo como ponto inicial o site Conhecendo Museus (www.conhecendomuseus.com.br). Entre os aspectos analisados, com base na literatura da Teoria Ator-Rede (ANT), está como os visitantes dos museus são atraídos na Web, no seio de uma sociedade que vivencia um processo intenso de midiatização e de mediação cultural. Mostra-se, entre outros resultados, que apesar de todos os avanços das tecnologias digitais, a rede de museus, no Brasil, ainda é destituída de conexão preferencial, porque também não dá espaço a novas conexões.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.