SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 2 Sebramus

Tamanho da fonte: 
A REDE DE MUSEUS BRASILEIROS NA WEB: CONEXÃO E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS EM VISIBILIDADE
Carmen Lucia Souza da Silva, Ana Claudia da Cruz Melo, Luis Filipe Mosqueira Corrêa

Última alteração: 2019-07-19

Resumo


Este  artigo  é  resultado  do  projeto  de  pesquisa  Cartografias  na  Internet.    A partir dos conceitos de  mecanismos de  crescimento  e  conexão preferencial  na formação das redes (BARABÁSI, 2009), apresenta e analisa elementos de uma cartografia de rede de museus brasileiros na Web, realizada tendo como ponto inicial  o  site  Conhecendo  Museus  (www.conhecendomuseus.com.br).  Entre  os aspectos  analisados,  com  base  na  literatura  da  Teoria  Ator-Rede  (ANT),  está como os visitantes dos museus são atraídos na Web, no seio de uma sociedade que  vivencia  um  processo  intenso  de  midiatização  e  de  mediação cultural.    Mostra-se,  entre  outros  resultados,  que  apesar  de  todos  os  avanços das  tecnologias  digitais,  a  rede  de  museus,  no  Brasil,  ainda  é  destituída  de conexão preferencial, porque também não dá espaço a novas conexões.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.